Investir no Presente para Construir o Futuro do Ribatejo
Abril foi mais um mês de intensa atividade e de afirmação do compromisso da NERSANT com o desenvolvimento económico e empresarial do Ribatejo. Enquanto Câmara de Comércio e Indústria, estivemos em Paris a convite da Câmara de Comércio Franco-Portuguesa, onde participámos num almoço com a comunidade empresarial luso-francesa, reforçando a promoção da região como destino estratégico para investimento. Recebemos também, na região, um empresário senegalês, que escolheu o Ribatejo para iniciar o seu projeto empresarial, instalando-se numa das nossas incubadoras. Um sinal claro da atratividade e potencial do nosso território.
A NERSANT preparou ainda, em abril, uma candidatura conjunta ao Portugal 2030 com o objetivo de apoiar a capacitação digital e a sustentabilidade das Pequenas e Médias Empresas da região. Este projeto visa atribuir incentivos financeiros a fundo perdido, cobrindo 50% dos investimentos elegíveis, sendo uma oportunidade concreta para as empresas que apostam na inovação, competitividade e sustentabilidade. Uma iniciativa pensada estrategicamente para fortalecer a competitividade do nosso território.
Continuámos igualmente a dinamização do projeto Líder+Digital, financiado pelo PRR, que tem vindo a capacitar os decisores empresariais da região com novas competências essenciais à economia atual. Com cerca de 100 empresários e gestores envolvidos, o projeto promoveu no dia 29 um workshop online sobre Ferramentas de Inteligência Artificial para Empresas, com forte adesão e interesse demonstrado pelos participantes.
Maio traz novos desafios e iniciativas. No dia 21, a Startup Alcanena acolhe o NERSANT.IMO 2025 Alcanena, um encontro dedicado ao setor imobiliário, onde empresários, investidores, técnicos, organismos públicos e potencial público comprador conhecem as tendências do setor e o mercado disponível, em especial no distrito de Santarém, ao mesmo tempo que podem conhecer e debater as respostas municipais, estratégias de investimento, industrialização da construção e novas políticas públicas para transformar o futuro da habitação com a participação na conferência "O m2 mais caro da Europa: e agora?"
Ainda este mês, promovemos o evento "Internacionalizar a partir de Tomar", reforçando a importância da exportação e da abertura ao mercado global para o crescimento das nossas empresas.
Nesta edição da Ribatejo Invest, destacamos, com orgulho, o dinamismo e a vitalidade das empresas da região. Os investimentos que aqui se apresentam são prova da resiliência, inovação e ambição que definem o nosso tecido empresarial. A todos os empresários e empreendedores, o nosso agradecimento e incentivo para que continuem a apostar no Ribatejo.